Compilação de perguntas frequentes

Estamos separando uma série de questões mais relevantes, expondo aqui de maneira descomplicada para entendimento comum. Este trabalho está sendo realizado aos poucos, com apoio de diversas pessoas e áreas, portanto, está em constante construção. Caso tenha alguma questão que ainda não foi mencionada, por favor, escreva-a para alianca@aliancaluz.org, agradecemos sua contribuição.

OSCIP AAL BRASIL - Quais os benefícios para os associados?

Os associados poderão utilizar-se dos recursos administrativos e dos serviços da ONG, eis que colaboram na sua manutenção. Assim mesmo podem apresentar projetos para captação de recursos e implantação de projetos os quais serão vinculados ao proponente (preenchidos os pré-requisitos). Após a incubação, a gestão dos EES é transferida para o grupo de cooperados e o gestor tem uma participação nos resultados do Empreendimento.

Poderão obter descontos progressivos e preferências segundo a antiguidade do associado, descontos e isenções para uso de instalações, salas de reunião, salão para eventos, incubação de negócios, consultorias, fazer parte da lista de consultores e assessores preferentemente contratados. Poderão obter empréstimos e financiamento à taxas menores no Banco Social.

Ainda, poderão participar do sistema de compra coletiva. Aqui, quem mais faz, quem mais se dedica ao todo e para todos, mais recebe apoio e valor.

Os associados também já ficam cadastrados como filiados ao projeto Paradigma Equilibrium, e assim sendo, terão preferência para oportunidades de residir e trabalhar nos Ecopolos. Também poderão dispor de descontos para todos os serviços e atividades realizadas nos Ecopolos que sejam fruto dos orçamentos gerais da AAL.

Bem, a AAL como OSCIP permitirá a formação de convênios com entidades públicas, promoverá formação e cursos, desenvolvimento profissional e etc.

OSCIP AAL BRASIL - Como Participar ?

 

Você deve decidir como pode participar, pois isto é uma democracia direta. Somos flexíveis enquanto Associação, más daremos algumas sugestões básicas para você ir se acostumando com esta liberdade!

Dê uma lida nos documentos do site e especialmente, não deixe de ler o PROJETO PARADIGMA EQUILIBRIUM e o RESER (investidor solidário), eles são os resumos operacionais dos projetos da Rede Isonomica Federada de Comunidades da Aliança Luz.

Estamos atualmente formatando projetos de geração de renda, isto é, negócios que serão implantados nos Ecopolos, sejam eles urbanos ou rurais, ou mesmo nas residências conveniadas ao projeto PermaCasa. Desta maneira, você pode participar de um deles em andamento ou iniciar um pessoalmente, conveniando-se à rede, abrindo um espaço em sua casa e etc. Juntos, somos muito mais do que sós.

Esperamos em breve ter todo o projeto pronto, com plano de negócios, investimentos, lista de máquinas e equipamentos, processos e todo resto, buscando formar os primeiros Empreendimentos Econômicos Solidários.

Os recursos destes EES passam a remunerar os PROPONENTES e GESTORES, abrindo também vagas de trabalho para terceiros. Novos Negócios serão originados com os recursos dos anteriores e assim continuamente! Logo, seremos uma grande cooperativa (veja a MONDRAGON*) com grande número de atividades nos Ecopolos e Ecocidades!

Eis como vamos implementar nosso projeto, pouco a pouco ! Mais e mais profissionais passam a atuar conosco e a rede cresce, realizando nosso propósito. Claro que estamos sendo simplistas, más esta é a base!

Se você não tiver ideias neste momento, eu recomendo que você se CADASTRE NO SITE. Conhecendo seu currículo, podemos verificar qual o potencial de que dispomos no corpo de Associados, e assim, podemos lhe convidar a participar oportunamente de algum projeto. É bom anexar um currículo, más é mais importante ainda saber o que a pessoa tem vontade de fazer e como deseja participar!

Todas as áreas estão em aberto, como sempre estarão. Cada ALIADO pode dar início a alguma atividade que lhe interesse e neste caminho começamos nos auxiliar mutuamente. Fazemos ações conjugadas e integradas, planejamos juntos este processo!

Apesar das ações serem concentradas nos Ecopolos, você não precisa necessariamente mudar-se para um deles. O trabalho de edificação vai tomar anos, más o crescimento destas cidades se dá em progressão geométrica! Lembre-se que trabalhamos sem  objetivo de lucro, más sim o estabelecimento de uma comunidade na qual a saúde, a qualidade de vida, a alimentação, as tecnologias sustentáveis, a educação e cultura, sejam igualmente acessadas por todos.

Cada um, incluído no paradigma, passa a fazer parte desta "engrenagem" de vida solidária e elevada. Não nos referimos a qualquer conotação religiosa, mística ou utópica, vemos neste processo um INCREMENTO NA QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS, seja consigo mesmo, com o próximo e com o meio ambiente!

OSCIP AAL BRASIL - Por que a AAL tem tantos documentos no site e porque são tão longos e complicados ?

Bem, de fato a maioria das Associações e instituições não disponibiliza seus documentos no site. Isto é um diferencial da AAL, pois facilita a FISCALIZAÇÃO de suas atividades. Além do mais, disponibilizar nosso trabalho à rede Global, faz parte de nossos objetivos altruístas de compartilhar e auxiliar todos os outros interessados.

A Associação Aliança Luz acredita e apoia os projetos OPEN SOURCE, e desta maneira, nossos documentos e práticas são pensadas para que sejam replicáveis, melhoradas e partilhadas com a rede Global. Todos podem ter acesso, podem melhorar e fundamentar mais nosso material e, posteriormente, agregar seu valor pessoal no todo. Este é nosso desafio e caminho, somar e evoluir mutuamente.

Em geral, fica difícil constatar a existência de irregularidades em uma instituição se não conhecemos seus documentos de constituição e procedimentos. No nosso caso somos 100% transparentes, à exceção de documentos de projetos que estão em processo de desenvolvimento, antes de obter-se as patentes ou ter os direitos assegurados para que beneficie a todos e não apenas aos 1% do planeta capitalista.

Os documentos de todas as instituições são mais ou menos longos e apresentam linguagem comum na área jurídica, eis que é neste âmbito em que as relações reguladas pelo ordenamento jurídico pátrio acontecem. Por isso, podemos facilitar o entendimento e as dúvidas dos interessados quando somos consultados.

Você provavelmente, salvo profissional da área, não leu o código penal por inteiro, más certamente sabe como se portar em sociedade. (Ou deveria)

Os documentos são a necessária segurança para que os interessados tenham seus deveres e direitos assegurados. Note que colocamos a palavra DEVER primeiro, e depois a palavra direito, isso é proposital !

Note que, em países do oriente como China e Japão, a noção primeira é a de DEVER, e não a de direito, o que é invertido aqui no ocidente.

É simples: Todos temos o DEVER de ser bons cidadãos, de ser bons pais e mães, de ser bons alunos, professores, maridos, trabalhadores, boas pessoas, bons vizinhos e etc.  TODOS TEMOS O DEVER DE SERMOS BONS SERES HUMANOS.

Se, e somente se, todos nós praticarmos nossos DEVERES, todos terão seus direitos automaticamente preenchidos. Más, aqui vemos outra história ... muitos vão à justiça e a todo tipo de órgão público ou privado para solicitar seus "direitos", más raramente cumprem todos os seus deveres. Que tal refletimos nisso um pouco ?

A Aliança Luz é uma ONG que implantará todos os mecanismos possíveis para impedir o uso fraudulento dos recursos públicos ou o benefício particular de pessoas vinculadas a Associação, e por isso cremos que os DEVERES de todos devem ser a chave, a bússola de nossas ações.

E voltando aos documentos ... Bons documentos fazem bons amigos ! Na ausência de boa fé, um bom documento pode assegurar aos interessados e ao projeto um futuro possível, e que assim seja, para todos e por todos. Você é responsável pela fiscalização e tem o direito de exigir prestação de constas, conferir os orçamentos, verificar as contratações e etc, por isso, acompanhe sempre toda a movimentação da Associação, participe, vote, esteja presente nos processos de Democracia Direta e faça acontecer.

A Associação só é uma associação, pois têm ASSOCIADOS !

Projeto Ecopolo - O que são os Ecopolos ?

Os Ecopolos são conceitos que pretendem ampliar o potencial do modelo das comunidades rurais, condomínios ou ecovilas. Eles  são como minicidades solidárias, nas quais a maioria dos aspectos que afetam as relações de produção e consumo, desenvolvimento sustentável e meio ambiente foram planejadas para oferecer conforto e bem estar a todos os cidadãos.

Transporte público automatizado, educação, geração de renda, produção de alimentos, energia renovável, compras coletivas, manejo de resíduos, democracia direta, entre outros elementos fazem parte do grupo de soluções para a permanência equilibrada do ser humano na Terra. O processo resume-se em responsabilidade coletiva pelo presente e inspiração com amor para o futuro.

O principal aspecto deste modelo é que as pessoas podem trabalhar, estudar e residir no mesmo lugar, sem a necessidade de deslocamentos demorados para outras áreas distantes. Isso também economiza recursos valiosos, favorecendo tanto o indivíduo, como a comunidade e o planeta.

Também, destacamos o mutuo apoio que consiste em geração de renda coletiva em prol de todos, o compartilhar de conhecimentos, recursos, amizades, tolerância, verdades e responsabilidades.

Não se justifica a desorganização social caótica e temerosa! Em verdade, tais infelicidades são, em sua maioria, decorrente dos fortes valores materialistas de posse, os quais impedem uma organização racional e humana da sociedade, a fim de ofertar dignidade e qualidade de vida a todos indistintamente.

Dentro dos Ecopolos não há propriedade privada de imóveis, o que permite o uso coletivo dos mesmos, bem como a continuação dos projetos sem disputas de "egos" ou de patrimônios. Isto não significa que você deixe de ter sua privacidade ou exclusividade na posse do imóvel que lhe foi assignado (destinado), ou que você construiu. Pelo contrário, a intimidade e a vida privada dos residentes é uma das prioridades do projeto e nosso regimento prevê esta proteção e nos dá um norte.

A vida pessoal e a família são as células que devem inspirar o crescimento dos laços afetivos entre todos os humanos, e principalmente, na sociedade fraterna que almejamos para nossos filhos, quando não estivermos mais aqui para ampara-los.

Você já pensou nisto?

 

Agora, reconheçamos a praticidade em poder mudar-se para uma casa próxima do local de trabalho sem burocracias. Você deixa o imóvel que ocupava, outra família irá ocupá-lo e você se muda para outro imóvel, em um Ecopolo mais próximo do seu trabalho, escola, universidade, etc.

Logo, estes Ecopolos rurais vão dar apoio aos Ecopolos urbanos e os Micro Ecopolos, os quais inaugurarão uma rede integrada de economia solidária e de economia de recursos, ofertando segurança econômica de todos os afiliados ao projeto Equilibrium.

Posteriormente, uma vez que estas unidades comunitárias sustentáveis estejam organizadas e operacionais, este modelo pode ser estendido como uma alternativa viável e eficaz, que deverá abrir caminho nos diversos ambientes urbanos, aprimorando e reorganizando residências típicas urbanas com práticas adaptadas de produção de alimento verticalizadas, permacultura urbana, geração de energia e aproveitamento das águas. Assim também acontecerá em pequenos condomínios, bairros e finalmente cidades, as quais deverão naturamente adotar sistemas de gestão por democracia direta ante expertise.

Outro aspecto marcante do projeto é que NO FUTURO* pretende-se adotar um único patamar de salários, isto é, todos devem ser remunerados pelo número de horas dedicadas ao trabalho. *(Ainda não é possível fazer isto sem impor riscos ao estabelecimento dos primeiros Ecopolos), más já ´podemos praticar no nosso banco de tempo ( www.equilibrium.org/bancodetempo).

Evidentemente, por questões isonômicas, entendemos que o trabalho de um especialista beneficia diretamente a um número maior de pessoas, e apesar de não ser o foco materialista da nossa rede solidária, acreditamos que alguns profissionais devam ter suas horas multiplicadas por um fator de correção que coresponda as suas horas de estudo e dedicação que o qualificaram. (Más não meramente títulos acadêmicos das instituições de ensino cartesiano)

Em todos os casos, algumas legislações (referentes à economia solidária) já preveem uma diferença máxima de 6 (seis) vezes entre o menor e o maior salário, o que parece ser já um boa relação para adotar-se. Todos estes aspectos estão em estudo e dependem da aprovação das câmaras técnicas e dos associados, em assembleias extraordinárias ou votos eletronicos na DDC.

Projeto Ecopolo - Os Ecopolos são comunidades alternativas ou místicas ?

Não. Os Ecopolos são modelos das cidades do futuro. São eficazes, ecologicamente corretos e sustentáveis. Além disso, são alternativas ao modelo saturado e ineficaz atual, ofertando moradia, trabalho, educação, segurança, saúde e demais itens necessários a uma vida digna.


Apesar de nosso projeto conter diversas particularidades e estar adaptado às condições culturais e políticas de nosso país, pode-se ter um vislumbre de cidades sustentáveis do futuro, apresentada pelo arquiteto Americano JACK FRESCO.

http://www.thevenusproject.com/

Estes são os modelos de verdadeira integração com o meio ambiente e tecnologia sustentável, os quais asseguram qualidade de vida e dignidade para todos.​

Projeto Ecopolo - Como pretendem os Ecopolos Funcionar se a sociedade atual parece não estar disposta a fazer um upgrade em seus valores ?

 

Muitas pessoas começam a questionar se suas carreiras profissionais ou suas posses materiais são mesmo o ápice da existência humana.

Vemos, com tristeza, pais e mães abdicarem da infância de seus filhos a fim da dedicação exclusiva de suas carreiras profissionais numa grande corporação. Jovens que passam a dedicar toda sua energia e conhecimento para ações danosas a outros seres humanos e ao planeta, direta ou indiretamente. Assim seguem outros exemplos.

É evidente que estas são escolhas pessoais e, para uns fazem mais sentido que para outros. A viabilidade ou custo real destas escolhas também são ímpares para cada um que as decide, existem pessoas que jamais viveriam sem seu status social ou seus salários com alguns zeros, mesmo que isso signifique ausentar-se de seus próximos, colocar a natureza ou outras pessoas em risco.

Aí está. Você já tem claro quais são seus valores ? São estes momentos que vamos lembrar em nossos últimos dia na Terra. Certamente não os números de nossos salários, mas o que realmente fizemos para o benefício deste planeta que nos acolheu, bem como para as pessoas que nos envolveram. Pensa-se que sair melhor desta vida do que se entrou já é todo lucro possível, e isso, muitas vezes não tem apenas correlação monetária.

Mas não só por isso. O projeto é desenhado por todos, para que, em seus objetivos, haja realmente uma economia monetária, de tempo ganho, de qualidade de vida e de muitos benefícios sociais. Quem é que não deseja tais avanços e economias em suas vidas hoje ? Faz todo sentido !

Ao implantar os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), serão abertas vagas de trabalho para trabalhar dentro do novo paradigma. Assim como as corporações, nos temos um manual de integração e temos as diretrizes, valores e missões :

- Seja você mesmo;
- Pratique a solidariedade;
- Compartilhe conhecimento;
- Seja tolerante para ser tolerado;
- Ame a sua vida e respeite a dos semelhantes (seres vivos em geral)
- Etc...

Claro, estes exemplos são ilustrações simplistas. Temos um planejamento interno que buscará facilitar processos e regular estes aspectos, a fim de atingir objetivos coletivos da mesma forma que um corporação organizada faz!

Vejamos: "PARADIGMAS SUPERADOS X NOVOS PARADIGMAS

Dominar x Guiar
Competir x Compartilhar
Visão Restrita x Visão Global
Ação Orientada x Contínuo Aprender
Controles de Gestão x Gestão On-Line
Autoridade / Status x Liderança Sinérgica
Controles da Informação x Multi-informação
Dependência Patriarcal x Autogerenciamento
Centralização x Dispersão Integrada (SABIO-G)
Participação Concedida X Participação Natural
Pensamento Condicionado x Pensamento Livre
Mentiras Convenientes x Verdades Constatáveis
Competência com Medo x Excelência Sem Medo
Percepção Mecanicista x Percepção Biodinâmica
Trabalho Como Obrigação x Trabalho Como Prazer
Lucro Máximo com Culpa x Lucro Justo Com Orgulho
Ética Social (Máscaras) x Sabedoria Transcendental (Luz e Vida)
Esperteza (Tirar Vantagem) x Inteligência Integrada (Relações Lúcidas)

A Biodinâmica vai transformar a administração mecânica, hierárquica e estrutural em administração orgânica e funcional. LOGO, teremos pessoas trabalhando num sistema de geração de renda coletiva, que visa justamente estabelecer um novo paradigma socioeconômico.

Daí pra frente, cada vez mais vagas de trabalho serão abertas. O trabalho e a geração de renda são os instrumentos de transformação. Quando você obtém renda e recebe apoio da comunidade (mesmo que seja por "ressonância forçada"), você percebe que pode se dedicar a viver a vida com mais liberdade e prazer!


Você passa intencionalmente a fazer parte da força tarefa do BEM e do progresso mútuo! Neste momento você está LIVRE, as tuas maiores POTENCIALIDADES aparecem e começam a produzir a felicidade e o crescimento holístico de sua humanidade!

Associe-se

 

Junte-se a família AAL BRASIL, traga suas ideias, boas vibrações e profissionalidade e ajude-nos a construir um novo mundo.

Para associar-se*, basta clicar no botão abaixo. Nossa história começará a partir daí, aguardamos sua inscrição !

* É necessário o investimento de 10 reais mensais para a contribuição nas custas bancárias, contador, sites e projetos de benefício coletivo. Não se preocupe, você estará investindo na manutenção da ONG, e não em salários ou despesas pessoais.

Projetos

  • Projeto Banco Social Alliance - Chega de doação ! Queremos investir em transformação e não fomentar o assistencialismo, participe !

  • Projeto de Aquaponia - Cultivo de hortaliças integrado à produção de peixes através do sistema de Aquaponia para ambientes urbanos.

  • Projeto Ecopolos Um novo conceito de qualidade de vida e sustentabilidade.

  • ​Projeto NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica para hardware e software open source ou não. Quer inovar ?

Redes Sociais

  • Facebook Metallic
  • YouTube Metallic
  • Vimeo Metallic
  • RSS Metallic

Apoio e Parceria

1/10

Entre em contato conosco:

Dúvidas e Assuntos Gerais: aliancaluz@aliancaluz.org

Parceria e Apoio aos Projetos: parceria@aliancaluz.org

Atendimento de Seg. Sex. das 9hd as 18hs - (11) 2897-4551

Todos os direitos reservados. OSCIP AAL BRASIL 2012

Visitas ao Site:

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now